Sustentabilidade no Trabalho

Não é só em casa que podes tomar decisões mais sustentáveis, também no trabalho o podes fazer. No âmbito do tema “Sustentabilidade no Trabalho” visitamos estabelecimentos da nossa localidade para descobrir que mudanças amigas do ambiente tinham implementado.

Grutas de mira de Aire

IMG-20191119-WA0001

Nas Grutas de Mira de Aire ficámos a saber que a reciclagem já faz parte da rotina, na qual são incluídos plásticos, vidro, cartão, rolhas e pilhas. Para além disso, fazem também a compostagem de, por exemplo, a borra do café.

Relativamente à eficiência energética, 95% das lâmpadas existentes já são LED e parte do edifício já tem isolamento térmico. Há ainda três equipamentos de energia fotovoltaica para produzir energia elétrica e dois equipamentos para aquecimento de águas.

Para diminuir o desperdício alimentar, está implementado que apenas se faz o necessário, evitando grandes quantidades de sobras. As sobras que possam existir são dadas aos animais ou vão para compostagem.

No combate ao desperdício de água, os sistemas de rega são gota-a-gota e a expressão e existem fluxómetros nas torneiras, o que permite controlar o fluxo de água libertado.

No serviço de takeaway, privilegiam o uso de cartão e folhas de coco e palmeira e, para garantir que a gruta e as piscinas se encontram sempre limpas, é proibido lançar moedas na água das grutas, assim como é proibido lançar lixo dentro das grutas ou das piscinas.

Em vários pontos existem ecopontos disponíveis para as pessoas terem onde colocar o lixo que criam, não havendo desculpas para o mandarem para o chão.

Pastelaria sweet vintage

296f14cd-20d5-463b-8414-269446020443

Agora, vamos falar sobre o Sweet Vintage. Esta pastelaria é um local que praticamente todos os estudantes da nossa escola gostam de frequentar. E é também um ótimo exemplo de negócio sustentável, pelas razões que de seguida apresentamos.

-Faz-se a reciclagem de cartão, plástico, vidro e borras de café. -As lâmpadas do estabelecimento são todas LED. 

-A quantidade de sobras é muito reduzida e as que existem, que costumam ser à base de pão, são dadas aos animais ou, no caso dos bolos que sobram, são dados a pessoas carenciadas.

-Para tentar aproveitar a água ao máximo, costumam passar a louça suja numa bacia ao invés de água corrente, antes de colocar na máquina. 

-No serviço de takeaway, assim como nas Grutas, privilegiam a utilização de embalagens de cartão.

Se quiseres saber mais sobre este estabelecimento, visita a sua página de Facebook: