Apps Anti-Desperdício

A “To Good To Go” e a “Phenix” são duas das aplicações que tu podes utilizar, contribuindo não só na redução de desperdício alimentar como na diminuição de libertação de dióxido de carbono para a atmosfera. Num ano, cerca de um milhão de toneladas de alimentos são desperdiçados, e tu podes contribuir para mudar o impacto que estes têm sobre o ambiente. Descobre como, neste artigo.

Phenix

Phenix_Logo_Vertical_Branco_com-fundo-758x758

A “Phenix” é uma app que se diferencia de todas as outras, visto que esta não só aproveita os excedentes de restaurantes, pastelarias, mercearias e cafés como também de lojas, em especial, floristas. Phenix chegou a Portugal em 2016, encontra-se em Lisboa e Cascais com mais de 25 lojas e no Porto com 10. No total, a app conta com cerca de 300 mil utilizadores nos países onde está presente (França, Espanha, Bélgica e Suíça, além de Portugal).

Esta já “salvou” mais de 60 milhões de refeições e mais de 150 toneladas de produtos não-alimentares desde que foi fundada, evitando deste modo cerca de 135 mil toneladas de emissões de Co2 para a atmosfera.

Como funciona: 

 - Deves acionar a tua localização para aparecem automaticamente os locais aderentes perto de ti. (caso não atives a localização, irão aparecer todos os estabelecimentos no país que já aderiram). 


 - Podes colocar uma loja nos favoritos e a partir daí irás receber uma notificação sempre que algum cabaz estiver disponível.


 - Tens também um “sistema de filtros” para puderes selecionar facilmente os produtos que se adequam ao teu regime alimentar, contempla diversas opções (como sem glúten, vegetariano,…) 


- Cada vez que os utilizadores fizerem uma compra acumulam 5% do valor sob forma de pontos que podem utilizar nas compras seguintes.

Podes também saber quanto dinheiro já poupaste e quantos quilogramas de dióxido de carbono impediste que se libertassem. 

To Good to Go

wef

A “To Good To Go” é uma aplicação que evita que comida de qualidade acabe no lixo, dando uma segunda oportunidade a alimentos que, de outra forma, seriam desperdiçados. Utilizam a tecnologia para capacitar pessoas a reduzir no desperdício de alimentos, que por consequente traz benefícios para o trio alimentação-pessoas-planeta, onde é permitido que todos tenham um impacto positivo. Atualmente, a “Too Good to Go” encontra-se em 13 países, esta não só tem mais de 30.000 parceiros como também é o maior mercado online de excedente alimentar do mundo.

Em Portugal, partir do uso desta app, já 427.333 pessoas salvaram comida de 1.514 parceiros (cafés, restaurantes, supermercados, entre outros), perfazendo um total de 221.518 refeições salvas.


Em Leiria, vários estabelecimentos já se aliaram a esta causa, inclusivo o Frango do Lis, Habitat, Cinema City, e muitos outros).

Como funciona: 

 - Mais uma vez acionas a tua localização permitindo desta forma saberes que estabelecimentos perto de ti já aderiram a esta causa.


 - Podes criar a tua própria lista de favoritos 


 - Encomendar e recolhe o teu pedido durante o horário indicado. 


Podes aproveitar vários tipos comida, em ótimo estado, por preços entre 2€-5€. E o mais importante é que estás a preservar o meio ambiente.

Aqui fica 2 sugestões de apps que contribuem para um futuro melhor e mais sustentável, experimenta e junta-te ao movimento.

Fontes de informação

Se quiserem saber mais sobre estas aplicações visitem os seguintes links: