Debate - Sustentabilidade na escola

Como tornar a nossa escola mais sustentável?

Há já vários anos que se realiza o Orçamento Participativo das Escolas. O OPE dá aos alunos a oportunidade de colocar o seu lado empreendedor em prática e nós, assim como em todos os anos, aderimos ao desafio.


Com o objetivo de investir numa proposta que tivesse um propósito e sentido nos tempos difíceis que vivemos, discutimos o assunto com professores e colegas, o que nos permitiu conhecer diversas opiniões.


Numa aula via Zoom de Biologia, o debate de possíveis propostas ao OPE levou a uma reflexão no âmbito de promover a sustentabilidade na escola. Na nossa escola, já se faz a reciclagem e procura-se combater o desperdício alimentar oferecendo as peças de fruta e o pão que sobrou das refeições aos alunos, no final do dia (sistema que foi suspenso devido à pandemia). Porém, podíamos ir mais além e, de seguida, apresentamos algumas das nossas ideias que esperamos, um dia concretizar:


- Gradualmente, e à medida que as lâmpadas das salas de aulas e corredores se forem fundindo (desperdiçar lâmpadas funcionais também não é bom para o planeta), substituí-las por lâmpadas LED.


- Investir num dispensador de água com o objetivo de os alunos poderem reutilizar as suas garrafas de águas, em vez de comprarem novas no bar da escola.


- Colocar redutores nas torneiras da escola, procurando evitar o desperdício de água.