Em tempos de Pandemia

Apesar de, devido ao confinamento, se ter verificado uma acentuada diminuição da libertação de gases com efeito de estufa para a atmosfera, verificou-se também uma maior utilização de plástico, necessário para manter o vírus o mais distante possível. De seguida, apresentamos algumas dicas para, também aí em casa, conseguirem contrariar esta crescente utilização de plástico.

pormenores que fazem a diferença

tai-s-captures-0I52FCHNjoU-unsplash
-A reutilização dos frascos de desinfetante: em vez de se comprar frascos novos, deve-se optar por comprar um frasco maior, que permita encher os mais pequenos e, assim, reaproveitá-los.

-Sempre que possível, opte por lavar as mãos com sabão e água, ao invés de utilizar desinfetante.

-Intercalar a utilização de máscaras cirúrgicas, de apenas uma utilização, com a de máscaras de pano, que podem ser utilizadas mais vezes. No entanto, é importante ter em atenção que estas devem ser certificadas.

-Se utilizar uma máscara cirúrgica, corte os elásticos da máscara e coloque ambas as partes no lixo comum. Caso contrário, poderá estar a contribuir para que as máscaras ponham em causa a sobrevivência de seres vivos como podemos ver, por exemplo, quando ficam presas nas patas de aves.

Mas mais importante que tudo isto, não te esqueças que as máscaras e embalagens de desinfetante devem ser colocadas, respetivamente, no lixo comum e no ecoponto amarelo e não no chão. Nunca deixes de fazer a tua parte!